Coisas Maravilhosas.

Fecho as pálpebras enterradas na cave.
Sonho acordado ou a dormir? Nem sei!
Chove lá fora. Chove a chuva que não cessa
Chove chuva. Chave
Que entra na fechadura à primeira.
Que abre a porta sem rangido algum.
Que mexe, estala. Entra e sai.
 
Observo atentamente a minha sombra
Que a faz a lareira em fagulhas que arde
Já a chama que balança ao seu ritmo próprio
Aquece-me a noite que em tempos fora tarde
 
Dia de amanhã:
Molha repentina. De novo.
Chuva que me esmaga os poros. Uma vez mais.
Ficar encharcado. Tempo chuvoso.
Banho de água quente.
Inverso de Têmpera. O maravilhoso.
 
Na sala agarro um vinil
Pesada melomania. Elis Regina.
“Para abraçar seu irmão
E beijar sua menina na rua”
Não há menina, nem tão pouco irmão.
Mas dou-lhe um beijo, um abraço.
Também o merece esta pacífica solidão.
 
Entre outras tantas cousas que gosto de conhecer,
Outras tantas que preciso de saber.
Também me fascina este profundo apreciar
Mesmo quando não percebo,
Nem tenciono perceber.
É o quadro em tinta aguarelas.
É a música que não varia do banal
“Tum tá Tum Tá Tá”
É o livro que lemos sem prestar atenção.
Ou uma colher de mel no chá.
 
“O Homem primeiro tropeça,
Depois anda,
Depois corre, um dia voará”
O Homem fala,
Depois lê,
Depois escreve, um dia ouvirá.
 
Desço um monte
Sem luta para com a gravidade
Vou com a corrente
Seja lá o que seja, esta espécime de liberdade.
Fascina-me a palavra “outrora” que me faz lembrar Aurora
E em palavras delicio-me com Bukowski.
Está na altura de mudar a banda sonora
Silêncio.
Sem fado. Sem tempestade. Sem micro-ondas a funcionar.
Também é bom ouvir o sangue a correr.
O coração a bater,
O nosso ou daquele que nos está a acompanhar.
 
 
Gosto de sentir o vento dentro da cabeça
Mais ainda o vento a bater-me na janela a querer entrar,
Delicio-me com a chuva a bater no retrovisor…
E isto foram as coisas maravilhosas do dia de hoje
Do amanhecer até ao sol se pôr.
Agora dormito em cama quente
Lençóis aconchegantes…
Só tenho amor para a vida
Mas para a vida sou só mais um dos seus amantes. 
                                                                                                                                                                                                   
                                                                                                                                                                                   Santiago Dias
                                                                                                         

0 comentários:

Enviar um comentário